Um ateliê de amor e talento: conhecam a Larissa Lima!

Me chamo Larissa, vou completar 37 anos em maio (sou geminiana, e acredito que as características do meu signo influencia muito em quem sou…rrss), sou mãe do Enrico de quase 4 anos e esposa do Marcelo.

Sempre senti que tinha um espirito empreendedor, e desde a época da faculdade coloquei na cabeça que teria minha própria empresa. Aos 19 anos iniciei a faculdade de Negócios da Moda e entre algumas pausas e mudanças de Universidade, me formei em 2004 pela Universidade Anhembi Morumbi.

Na época da faculdade eu trabalhava como assistente financeira numa fundação, o que me deu bastante noção sobre a parte comercial e administrativa de uma empresa, mas depois de uma mudança de diretoria fui dispensada e claro, isso foi o ponta pé inicial para meu GRANDE SONHO.

Com dinheiro da rescisão em mãos, comecei a pesquisar possíveis negócios que tivesse a ver com minha formação e que eu poderia iniciar sem grandes investimentos (nesse período, 8 meses para ser exato, trabalhei como assistente administrativa em outra instituição enquanto aproveitava para pesquisar sobre um novo ramo de negócio), e então abri a Emporium do Ferro, uma empresa de passadoria (passar roupas) que atendia confecções e residências, em sociedade com minha irmã gêmea Cassiana. Nesse meio tempo, conversando com um dos meus clientes sobre seus produtos, resolvi assumir todo processo de produção de suas camisas femininas e masculinas (linha country). Foi uma loucura! Tive que montar da noite para o dia uma equipe de costureiras, cortadores e caseadores.

Foi a época que mais aprendi na prática sobre o que é empreender e dar as caras para seu negócio dar certo, pois eu produzia as camisas e ainda tocava a empresa de passadoria, coordenando os terceirizados, minha funcionária interna, a parte comercial (para ter novos clientes) e a financeira.

Foram 2 anos de muito trabalho, de muito envolvimento e muita aprendizagem, mas um dia tudo isso que parecia um sonho virou um pesadelo. Consegui um novo cliente para assessoria de confecção de camisas, mas esse cliente atrasou a entrega do corte, e tive que correr com as costureiras e quando fui buscar as peças prontas, fui mordida por um cachorro enquanto subia uma escada com um saco de camisa nas costas (hoje dou risada dessa parte). Foi quando repensei se queria continuar com tudo aquilo, se todo meu esforço era mesmo válido, e se eu deveria passar por aquilo tudo. Chorei! Pensei… E decide que teria que virar a página!!! Sim, ás vezes no empreendedorismo temos que perceber que se não estiver dando certo, podemos mudar. Podemos nos reinventar!

Em setembro de 2007, depois de uma conversa com minha mãe (minha grande incentivadora e modelo de guerreira), abri meu Ateliê com a máquina de costura da minha vó (minha outra grande incentivadora e modelo de mulher forte e batalhadora). Eu já sabia costurar e era algo que fazia parte da minha formação, mas meu dinheiro tinha sido todo investido na empresa anterior (materiais, móveis, aluguel e etc), em troca de carro (precisava de um carro de entregas) e rescisão da funcionária. Não tinha sobrado muito, precisava recomeçar com menos ainda… Então peguei R$100,00 e comprei panos de prato, com as sobras de tecidos das camisas, montei kits de cozinha e vendia para os conhecidos. Fui fazendo novos produtos, como almofadas, bolsas e camisetas customizadas. Participei de bazares e feiras de artesanato para expor meus produtos. Tive a oportunidade de dar curso de Guirlanda de Natal para funcionárias e associadas no CEPEUSP. E também de dar cursos na Mega Artesanal e no 5º Workshop de Artesanato de Barueri pela empresa Lantecor. Estava muito feliz e realizada, me sentindo no caminho certo…

Desde então as vendas triplicaram, meu produto ficou muito conhecido e claro a responsabilidade em manter a qualidade (ou deixa-la superior) também aumentou. Os processos tiveram que ser ampliados e precisei de ajuda de uma auxiliar. O Enrico ficou ao meu lado o tempo todo no Ateliê até completar 2 aninhos, do moisés pulou para o chiqueirinho, e eu falava para ele: “As lembrancinhas é meu trabalho e brincar é o seu”. Em meio aos tecidos, linhas e canções infantis, as atividade do Ateliê foram sendo desenvolvidas. Em agosto de 2015, logo após o Enrico passar a ficar com a babá na parte da tarde, saiu uma nova matéria no Portal UOL (Sessão Gravidez e Filhos) com o titulo “Enfeites para a maternidade podem ser aproveitados no quarto do bebê” que mostrava novamente alguns dos enfeites de porta de maternidade que faço. Sigo reinventando e produzindo novos produtos para o meu portfólio.

Agora em 2017, completo 10 anos que dei inicio as atividades do Ateliê e 12 anos que iniciei essa aventura pelo empreendedorismo. Tenho a total certeza que empreender é o que me realiza! Toda minha dedicação, entusiamo e ideias me ajudaram a montar um sistema que me permite curtir meu filho e marido, e me dedicar com amor ao meu trabalho, amo sentar na máquina e produzir. Cada cliente é única, cada uma com uma história, vivendo um momento especial. Umas celebram o nascimento, outras os anos de vida dos filhos. Vejo tudo como um ciclo de amor… É como sempre digo: “É amor que vai, é amor que volta!”

Atelie Larissa Lima

tel: 11-99749-7826


Um comentário sobre “Um ateliê de amor e talento: conhecam a Larissa Lima!

Deixe um comentário